Definição e Implementação do Processo de Gestão de Configuração de Produto de Software

Uma das tarefas mais complexas da engenharia de software é o gerenciamento de dispositivos produzidos por uma equipe de trabalho composta por dezenas ou centenas de pessoas, que modificam simultaneamente os mesmos ativos. Mais e mais produtos são gerados, mais plataformas e canais de comunicação e mais elementos que precisam ser alinhados.

Portanto, é cada vez maior o risco de se gerenciar incorretamente a configuração, implicando a entrega de uma versão incorreta do produto, ou seja, perda de tempo, dinheiro e recursos.

Por meio desse serviço, a MTP garante a integridade dos produtos e serviços desenvolvidos, ao cobrir desde o projeto do SCMP (Software Configuration Management Plan) até a identificação de elementos de configuração, a criação da estrutura do diretório de gestão de configuração, a implementação do controle de alterações nos elementos de configuração, a preparação de relatórios de status de configuração e as auditorias de CM.

Para executar esse serviço, a MTP usa diferentes metodologias, como CMMI, SPICE (ISO 15504), ITIL, bem como ferramentas de gestão de tarefas, requisitos, código fonte, armazenagem ou repositório dos dispositivos produzidos etc.

Por esse motivo, a organização obtém um conjunto de processos e ferramentas que lhe permitem gerenciar e comunicar alterações nas linhas de base e nos elementos de configuração ao longo do ciclo de vida do software. Mais especificamente, ele será capaz de:

  • Garantir a configuração correta do software.
  • Oferecer a capacidade de controlar alterações e, portanto, uma restauração mais rápida do serviço.
  • Controlar com mais intensidade os produtos de software, sempre conhecendo a situação em que cada alteração ocorre particularmente e o sistema em geral.
  • Reduzir o esforço excessivo causado pelos problemas de integridade.
  • Melhorar a gestão e a resolução de incidentes.
  • Verificar se toda a equipe trabalha na mesma linha de base do produto.
  • Padronizar e homogeneizar o método de trabalho.
  • Reduzir os custos de duplicações desnecessárias.
  • Facilitar mecanismos de inspeção/auditoria, para detectar automaticamente as falhas de sincronismo entre executável e fonte ou elementos associados, além de poder tomar ações apropriadas nas passagens de produção.

Você sabe o que é Digital Business Assurance?

Nosso negócio é baseado no conceito de Digital Business Assurance, composto por 4 pilares nos quais somos especialistas

A MTP é o parceiro seguro no seu processo de Transformação Digital

Assistir ao vídeo

QA

Buscamos a mais alta qualidade de software

UX

Garantimos a usabilidade e a acessibilidade, para que o cliente obtenha uma experiência satisfatória

SEGURANÇA CIBERNÉTICA

Prevenimos e detectamos vulnerabilidades de segurança

DevOps

Tudo isso inovando, sob as metodologias DevOps